O golpe do cartão é um tipo de fraude em que criminosos obtêm informações do cartão de crédito ou débito de uma pessoa e realizam transações fraudulentas. Existem vários tipos de golpes, mas um dos mais recentes é o golpe do cartão por aproximação. Nesse golpe, os criminosos infectam o sistema de pagamento por cartão que gera um falso erro na tela da máquina, para obrigar as vítimas a usarem o cartão físico. Eles conseguem detectar e impedir a cobrança por aproximação, exibindo uma mensagem falsa de erro na tela na máquina de cartão, a fim de forçar que o consumidor insira um cartão físico para fazer o pagamento. Ao usar o cartão físico, a vítima pode ficar vulnerável a fraudes feitas pelos bandidos, como compras indevidas 1.
Para se proteger contra esse tipo de golpe, é importante tomar algumas medidas preventivas, como:
- Verificar se não há nada estranho na máquina de cartão antes de inserir o cartão;
- Não permitir que outras pessoas usem seu cartão;
- Não compartilhar informações pessoais ou financeiras com estranhos;
- Não clicar em links suspeitos ou baixar arquivos desconhecidos;
- Monitorar regularmente as transações em sua conta bancária e relatar qualquer atividade suspeita ao banco 12.
Se você suspeita que seu cartão foi clonado, existem alguns sinais que podem ajudar a confirmar suas suspeitas. Alguns desses sinais incluem:
- Compras não reconhecidas na fatura;
- Cobranças duplicadas;
- Valores discrepantes;
- Aquisições em locais estranhos ou em horários suspeitos 123.
Se você notar algum desses sinais, é importante entrar em contato com a administradora do cartão imediatamente para bloquear o cartão e informar as compras desconhecidas. Além disso, é recomendável fazer um Boletim de Ocorrência (B.O.) informando a clonagem 45236.
Infelizmente, não é possível saber quem clonou o cartão de crédito. As instituições financeiras têm somente a obrigação de estornar os valores gastos pelos criminosos, e não podem divulgar mais informações sobre o ocorrido 6.
Existem várias medidas que você pode tomar para proteger seu cartão de crédito. Algumas delas são:
Não compartilhe informações pessoais ou financeiras com estranhos: Não forneça informações pessoais ou financeiras a pessoas desconhecidas, seja por telefone, e-mail ou mensagem de texto.
Não clique em links suspeitos ou baixe arquivos desconhecidos: Links suspeitos e arquivos desconhecidos podem conter vírus e malware que podem roubar suas informações pessoais e financeiras.
Verifique se o site é seguro antes de inserir informações do cartão: Antes de inserir informações do cartão em um site, verifique se o site é seguro. Procure pelo ícone de cadeado na barra de endereço do navegador e verifique se o endereço começa com “https”.
Monitore regularmente as transações em sua conta bancária: Verifique regularmente as transações em sua conta bancária para garantir que não haja atividades suspeitas.
Informe imediatamente a administradora do cartão se houver atividades suspeitas: Se você notar atividades suspeitas em sua conta, entre em contato imediatamente com a administradora do cartão para bloquear o cartão e informar as compras desconhecidas.
Não permita que outras pessoas usem seu cartão: Não permita que outras pessoas usem seu cartão, mesmo que seja alguém próximo a você.
Não salve informações do cartão de crédito em sites: Lembre-se de não salvar as informações do cartão de crédito ao realizar pagamentos onlines, ainda que seja um site confiável.
Determine um limite de crédito seguro: Determine um limite de crédito seguro para o seu cartão e evite ultrapassá-lo.
Espero ter ajudado!
Postar um comentário